domingo, 17 de abril de 2016

Vai ser 25 Abril. Brigada do reumático

BRIGADA DO REUMÁTICO. 

Cerimónia de solidariedade com o regime, levada a cabo por oficiais-generais dos três ramos das Forças Armadas, que ficou conhecida por «Brigada do Reumático». Marcelo Caetano afirmou em agradecimento: «O país está seguro de que conta com as suas Forças Armadas e em todos os escalões destas não poderão restar dúvidas acerca da atitude dos seus comandos».

 No imaginario da cidadanía  portuguesa calhou con grande sucesso a afirmação da Brigada do reumático.Depois dum  intento de lenvantamento  por parte do movimento das Forças Armadas, o régime fez o típico de qualquer régime totalitario e  ausente da comunicacão com a sociedade, fazer exaltação de pode, de união emtre o presidente e os oficias generais. No entanto o mundo  girava noutra direção, uma sociedade empobrecida e machucada nos direitos sociais e políticos, uma guerra colonial que  esgoataba o ánimo, a juventude e a força da sociedade que fazia entregue dos seus filhos perante tres anos numa luta em Africa que não compreendíam. 

     Na reunião do reumático estavam os velhos generais, assentados no acubilho do regime, junto a um velho Marcelo Caetano e adeptos,  dai o nome de reumático, frente a uma nova geração  que andava a pular  para subir  pelas escadas dos pazos  do governo.  

   O mundo  português naquela altura girava na volta dos capitães e os oficiais  las Forças Armadas que  com experiência  no mando nas colonías e formação clandestina marxista em alguns deles e  socialdemócrata noutros e em todos uma mentalização política misturada cos partidos  clandestinos da esquerda e as asociações democráticas que puxavam por cambiar o regime. 






 Aquí fica a Opinião     de Vasco Lourenço ,  capitão de Abril  , membro destacado no movimento das forças Armadas.