lunes, 16 de mayo de 2016

Durão Barroso. Invadamos Irak. A cimeira de Lajes


Durão: “Organizámos a Cimeira das Lajes com o apoio de Jorge Sampaio”


Durão Barroso

Durão Barroso diz adeus à vida política. Numa entrevista à SIC e ao Expresso, o ex-presidente da Comissão Europeia anuncia a vontade de não regressar à política e faz um balanço de uma carreira com mais de 30 anos. Sobre uma das decisões mais polémicas, a de promover a Cimeira das Lajes, Durão Barroso garante que Jorge Sampaio, na altura Presidente da República, sabia de tudo e concordou com a realização da Cimeira - passo inicial para a invasão do Iraque, que acabou por se tornar um dos maiores erros das últimas décadas do ponto de vista geoestratégico.



      A  conhecida  como foto das Açores, a cimeira de  Lajes ( aeroporoto de Açores), foi a cena da representação  ante o mundo um símbolo de grande coaligação mundial  que   uns  personagens  dos que a historia   ja tem recordos divididos.  Jorge W. Busch,  Tony Blair,  e José María Aznar  quiseram deixar pegada do seu passo pela historia.  ¿ Criar  um novo orde internacional, intereses económcos difusos?   A  coligação,  sem o apoio do resto das potências  mundiais, especialmente  da Europa na que vivemos, era o que parecía  naquele momento, um erro monumental que  pagaria o mundo. E asím foi e, abofé,  o está  a pagar.

      Durão Barroso foi o anfitrião  no aeroporto de  Lajes da foto famosa, ele  colaborou, e depois recebeu o seu premio, presidente da Comissão Europeia. Embora na citada entrevista Durão parece querer dizer que ele  não tem nada que ver, e que também a responsabilidade e de Jorge Sampaio o Presidente da República. Uma atitude cobarde de não assumir a responsabilidade do que hoje não tem aplauso público. Portugal é um país pequeno, aceitou um pedido e gostou de estar no topo sem estar de tudo. O  Durão jogou as suas cartas e responde ante os portugueses, então ¿ porque não aceitar os factos que ja foram e reconhecer o erro se o há e reconhecer o porque o fez?.  

        A valentía e a sinceridade  são tão admiravéis  como escasas , especialmente nos dirigentes políticos.