martes, 7 de noviembre de 2017

De vez em quando um livro. FOCO. Daniel Goleman. Gosta do que faz? O fluxo ou a afluência do humor.

          TRABALHO BOM . É um conceito para explicar uma potente mistura daquilo em que as pessoas são excelentes , em que se empenham, e da sua ética ( aquilo no que acreditam ser importante). São  vocações de alta absorção : as pessoas adoram aquilo que fazem. A aborção total naquilo que fazemos sabe bem e o prazer é o indicador emocional do fluxo.
     ( Fluxo:  Abundancia de humores, corrimento de humores. Afluencia de humor).
       AS PESSOAS ESTãO EM FLUXO DE MODO RELATIVAMENTE RARO NA VIDA QUOTIDIANA. Na maior parte do tempo as pessoas ou estão tensas ou aborrecidas, con períodos de fluxo meramente ocasionais. A penas un 20 por cento de pessoas  experimenta um momento de fluxo uma vez  por dia. Cerca de 15 por cento nunca entram em fluxo durante um dia normal.

      Uma das   chaves  para um maior fluxo na nossa vida surge quando juntamos aquilo que fazemos àquilo do que gostamos. Ou seja o caso de quem o seu emprego dalhe verdadeiro prazer. Os que têm um grande sucesso em qualquer área, acertaram nesta combinação.

      Além do trabalho combinado com prazer, há varias portas de acceso ao FLUXO :
     .- Uma delas  pode abrir-se sempre que nos defrontamos com uma tarefa que desafia as nossas capacidades ao máximo, uma exigencia límite às nossas aptidões.
     .- Outra via surge por via daquilo por que somos apaixonados; a motivaçãao conduznos-nos  ao  fluxo. Mas, seja  de uma ou de outra forma, a via comum final é o foco total: cada uma destas é um modo de fixar a atenção. Independentemente de como lá chegamos,  É UM FOCO PRECISO QUE DESENCADEIA O FLUXO.

      Este estado cerebral otimizado para levar que o trabalho se faça é marcado pela harmonia neuronal ( uma rica interconexãao entre diversas áreas cerebrais). Quando estamos no estado citado os circuitos necessários para a tarefa em questãao estão muito ativo, ao passo que os irrelevantes estãao em repouso. Quando os nosso cerebros se encontram nesta  zona ótima , FLUÍMOS, DESEMPENHANDO  NO NOSSO MELHOR O QUE QUER QUE ESTEJAMOS  A FAZER.

      Os inquéritos nos locais de trabalho, porém, mostram que  um grande número de pessoas se encontra num estado cerebral muito diferente: sonham acordadas, andam na web ou fazem o mínimo exigido. Esta falta  de empenho e indiferença é uma praga, sobretudo   em tarefas repetitivas e pouco exigentes.
     
       FAZER QUE O TRABALHADOR SE APROXIME O NÍVEL DO FLUXO exige elevar a sua motivação e entusiasmo evocando uma CONSICENCIA DE OBJETIVO E ACRESCENTANDO UM POUCO DE PRESSãO.
       Por outro lado um grande grupo encontra-se num estado a que os neurobiólogos chamam "exaustão", em que a tensãao constante sobrecarrega os seus sistemas nervosos com torrentes de corisol e adrenalina. Esta EXAUSTãO EMOCIONAL pode conducir ao ESGOTAMENTO.

     O FOCO TOTAL abre-nos uma porta para O FLUXO. Mas  quando escolhemos focar-nos numa coisa e esqucer o resto, estamos próximo de uma constante tensão-invisível, em geral- entre uma grande linha divisória neuronal, em que a parte superior do cerebro luta com a inferior.


 ( fonte: Foco de Daniel Goleman)

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Comentarios: