viernes, 25 de mayo de 2018

De vez em quando um livro. FOCO. Daniel Goleman. Uma receita para o domínio de si mesmo.

    


A atenção regula a emoção. Esta pequeña artimanha usa a atenção selectiva  para sosegar a agitada amígdala.  Assim, as  crianças quando  sufrem uma perturbação  tenhem a faculdade de  centrar a atenção  con qualquer objeto intereressante  para acalmar a perturbação ; no momento em que essa coisa ese objeto que o acalmou,  perde o seu fascínio, a perturbação que el tinha , se estiver ainda  retida pelas redes na amígdala, volta mais uma vez.


      Quando as crianças aprendem a usar esta manobra da atenção para si próprias, adquirem uma das suas primeiras capacidades: A  AUTORREGULAÇãO EMOCIONAL, que   vai ter  e já tem  uma vasta importância para a sua vida. Esta artimanha para vencer a perturbação,  envolve a  chamada atenção  executiva. Esta  é uma capacidade que começa a desabrochar no terceiro ano de vida, quando a criança consegue mostrar "dominio esforçado",  focando- se segundo a sua vontade, ignorando as distrações e inhibindo os impulsos.
     A nossa mente  utiliza a consciencia de si  mesmo para manter tudo aquilo que fazemos sob o controlo : a metacognição - pensar acerca do pensar-  permite-nos saber como as nossas operações mentais estão a decorrer  e ajustá-las as necessidades; a meta-emoção faz o mesmo com a regulação do fluxo do sentimento e do impulso.           Na arquitectura da mente, a consciencia de si mesmo existe para regular as nossas própias emoções, bem como para perceber aquilo que os outros sentem. 
      A atenção executiva é a chave para a gestão de si mesmo. Este poder de dirigirmos o nosso foco para uma coisa e ignorarmos as outras faz-nos evocar a silueta da nossa barriga, quando deparamos aqueles gelados dos que gostamos dentro do frigorífico. Este pequeno local da escolha alberga  o amago da força de vontade, a esencia da regulação de si mesmo.
      O cérebro , é o último orgão do corpo a amadurecer anatómicamente, continuando a crescer e  a moldar-se até os 20 e tal anos- e as redes de  atenção são como um orgão que se desenvolve em paraleo como cérebro.
      As diferenças de temperamento entre umas crianças e  outras . Estas diferenças de temperamento refletem a maturação e a genética de varias redes cerebrais.
      ATE QUE PONTO O TALENTO PARA A ATENÇãO VEM DOS NOSSOS GENES?. Depende. Diferentes sistemas de atenção, ao que parece, tem diferentes graus de dependencia de hereditariedade. A dependencia mais forte da hereditariedade é em relação ao dominio executivo. 
      Mesmo assim, construir esta capacidade vital depende em grande parte daquilo que aprendemos durante a vida. Os genes têm  aquilo que corresponde a un interruptor bioquímico; se nunca estiverem ligados , é o mesmo que não existirem. O interruptor ligado surge sob muitas formas, incluindo aquilo que comemos, a dança das reações químicas no interior do nosso corpo e o que aprendemos.


     

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Comentarios: