Viana do Castelo é um lugar lindo, bonito. Desde o mirador de Santa Luzia há uma vista preciosa sobre a cidade e o estuário nosso Limia que acaba ali o seu percurso depois de nascer no Larouco vai abrindo caminho pelas terras da Limia, alta e baixa, descansa em Ponte da Lima onde se mostra largo, sereno, e rio senhor. O Limia, o Lima dizem os galegos do sur, não da aguas a ninguém rio ele sozinho vai acumulando no seu percurso até de vagar deita-se dum jeito manso no atlântico, em Viana do Castelo.
Em Viana vê-se uma cidade com personalidade. Têm uma imagem feita de se mesma. O traje regional, o desenho do coração em filigrana que levam as mulheres o peito, a sua arquitectura e as ruas da cidade e a sua vista o rio e o mar.
De Viana é a Senhora da Agonia, padroeira da cidade, com as festas e a processão mais bonita de Portugal.
De Viana é o cantante, o Canário, que dizem faz música Pimba, de forma despectiva.
O Canário que é algo mais do que música Pimba, canta desafio, desgarrada, música do povo que gosta a gente e está em todas as festas do norte de Portugal. Ele canta uma bonita canção a Senhora da Agonia:
" A senhora da Agonia, vai passear pela ribeira para ver os pescadores que é a sua padroeira".
O motivo diste post mais bem era para dar divulgação a um artigo que no jornal "La Región", fez Antonio Piñeiro. Ele narra bem melhor que eu o sentimento que comparto que se sente uma vez conheces Viana.
Bem diz a Canção que aprendemos faz muito tempo : " Se o coração não me engana , penso de ir a Viana"
AugustoCanário canta o vira da Senhora daAgonia.