lunes, 24 de octubre de 2022

Faladoiro (lugar no que se murmura)

 


 Encontro nas redes esta foto de Bebeto como votante de Lula. Os recordos de Bebeto no Depor e a sua sorrisa de sempre são inesquecivéis.

 

 

 

Sempre são maravilhosos e otimistas os recados que nos manda Gago no twiter de vez em quando. Um prazer. 

       O lado un comentario de Nuñez Feijoo. Nada que ver co comentário anterior. Este home anda perdido por Madrid a  repartir asneiras dia sim e dia também. Alguns suprendem-se de tanta insolvencia intelectual, eu sou dos que não. Quando sobreactúas nota-se moito. 

Notas soltas. 24.10.2022

       Tempus fugit. A vida é um bucle. Tudo se repete. Eu escrevia neste blog o texto que vem  de seguido. Era disto o  ano 2017,  já faz cinco anos. Hoje tal vez escreveria o mesmo, até creo que não melhor na escrita, tal vez os mesmos erros o  mesmo estilo. Chove igual que faz cinco anos, brua o vento, tudo igual. Por uma banda parece  todo aquietar-se,  nada parece mudar.  Embora não é verdade. O mundo pula e avança. Os outonos serão sempre iguais mas esto não quer dizer que a pessoa sinta igual a chuva, o vento e a vida. Hoje, não é o mesmo outono que faz cinco anos, pois hoje chove e brua o vento mas eu estou  acompanhado de  tres  netos, tres milagres da natureza de  tres, um e meio ano, parecem persoeiros chegados a ocupar um posto importante nesta gira de relevo vital.  Neles descubro  cada dia no seu percurso vital, o seu brio, a sua energía, a sua força e vigor.  Em cinco anos algumas visões do mundo  amadurecem , um reformado, como no meu caso,  olha diferente, um adolescente distinto dum miudo. Vejo o meu  lado outros  coa responsabilidade  e o relevo do que acontece. Eu já figem o que figem, agora corresponde  ajudar e compreender.  Os egos abrandam, só  importa sonhar uma longa  felicidade  pra estes pequenos deuses nos que se alvisca e avista uma continuidade do que é e do que foi.   A vida é um dom maravilhoso, um tesouro a coidar  e a desfrutrar sempre,  seja qual for o momento. A felicidade está mais dentro de nós do que nos puder vir de  fora.

      A madurez  iremediável que chega a força cos anos, quita cousas  mas também da uma visão mais tranquila e sereia. Uma época esta não menos  interessante como qualquer outra. A vida é movimento e mudança constante,  numca se para. Já dizem que de tal cousa falou Heráclito o dizer que  "panta rei", todo esta a fluir e a mudar, e assim parece ensinar-nos a natureza.

         O tempo é inverno. Inverno de chuva, misturado co frío. O ceu escoa  chuveiros, corisco,trevoãdas, e um vento  revoltado e zangado,  por vezes,  funga coa força do furacão.  É tempo  de oscuro, de  casa  na  fogueira  da lareira, de partilhar a conversa ou  reflectir   nesta lentidão de vida.     

          A chuva fugira  daquí ,  chegou depois de tempo de espera e  fez-se dona de searas, regatos, ribeiros, rios. A natureza ficava resseca, agora  a  floresta pinga toda cheia de humidade. O ceu anda todo revoltado, e  a vida ainda que parece chocada por à incomodidade agradeçe este tempinho que tinha de chegarmos para que a  natureza siga a ser a nossa . Para que  inze  dentro dela  a vida  coa agua do ceu  e que na explosão da  primavera  esta agua seja alimento nutricio o mato,  os arbores e os primeiros frutos da horta. 
        É tempo de inverno e chuva molhada e gelada  a bater-nos nos rostos já afeitos os frios das geadas que antes nos visitaram. 
      Este inverno, como os outros invernos, há de passar e  pronto o nosso tempo contado falará de mansidão do romper do día, dos primeiros calores e  do chiar ,  nos ninos,  dos primeiros paxaros nascidos na primavera. A vida vai e vem, muda de cor e volta o que era, mas sempre está ahí. Tudo está en movimento porque somos da natureza que está  sempre  a nascer, a crescer, a morrer e de novo a brotar.

viernes, 21 de octubre de 2022

La agricultura



Ciencia. Agricultura. 

La prehistoria europea escrita por Karin Bojs (Lundby, Suecia, 1959) comienza con una violación. Un encontronazo sexual entre dos especies humanas distintas sucedido hace unos 55.000 años en la región que hoy ocupa Israel. Aunque el carácter consentido o no de la relación es fruto de la especulación, el sexo entre neandertales y sapiens se confirmó experimentalmente gracias al trabajo del científico sueco Svante Pääbo. Este pionero del análisis de ADN antiguo logró secuenciar el genoma completo de la especie extinta y ahora sabemos que el 2% de nuestros genes es fruto de aquel cruce.

En su libro Mi gran familia europea (Ariel), la periodista científica Karin Bojs reúne la información más actualizada sobre la vida de los habitantes del continente antes de la aparición de la escritura. Los datos acumulados por distintos métodos de investigación, desde la arqueología más clásica a las innovaciones científicas introducidas por gente como Pääbo, sugieren que los europeos de hoy son el fruto de tres oleadas migratorias. La primera, poco después del encuentro con los neandertales en Oriente Medio, trajo a los cazadores y, probablemente, supuso la extinción de aquella especie que hasta entonces era la especie humana de Europa. Una segunda ola trajo a los agricultores desde lo que hoy es Siria y con ellos su conocimiento del cultivo de las plantas. Por último, hace unos 5.000 años, desde el sur de lo que hoy es Rusia, llegó un pueblo de pastores que trajeron consigo las lenguas indoeuropeas que ahora se hablan en Europa, los caballos y una sociedad patriarcal y estratificada.

Pregunta. Antes del conocimiento que ha proporcionado la secuenciación de ADN antiguo, se creía que la agricultura se había inventado en muchos sitios muchas veces.

Respuesta. Sí, era como una especie de dogma. A la teoría que dice que la agricultura vino de Siria con la migración de los propios agricultores que la habían inventado, que ahora parece la correcta, lo llamaban "migracionismo" con un tono peyorativo. Los hijos de la generación del 68 vivieron una reacción al nazismo. Antes de la Segunda Guerra Mundial, la arqueología y la historia estuvo muy influida por los nazis y cuando llegó la reacción, fue un poco exagerada. Se rechazó todo, se negó que hubiese influencia de las migraciones o los genes, todo era cultura y sociología y afirmaban que los cazadores se reeducaron y decidieron que no querían ser ya cazadores y se pusieron a ser granjeros. Si practicas la agricultura, sabes que es muy difícil. Hacen falta muchos años para aprender a cultivar. Había una minoría de arqueólogos que quería explicar la aparición de la agricultura en Europa a través de la migración y el ADN ha probado que esta minoría estaba en lo cierto.

P. Pero parece que la agricultura ha aparecido en muchos lugares separados sin contacto aparente, como en América o en la India.

R. Eso fue un poco después y de hecho no podemos estar seguros. Lo que sí sabemos por los datos de Europa es que la agricultura llegó acompañada de los humanos que la conocían y migraron con ella a través de grandes distancias.

P. En su libro también habla de la hipótesis que plantea que la agricultura se inventó, entre otras cosas, para producir bebidas alcohólicas.

R. Arqueólogos alemanes han encontrado en un lugar llamado Göbekli Tepe, en la parte este de la actual Turquía, copas y grandes cubos del tamaño de una bañera donde han visto enzimas que serían restos de la fabricación de cerveza. Ellos están convencidos de que había un culto en este lugar levantado por culturas tardías de cazadores. La gente llegaba desde muy lejos, hasta cientos de kilómetros de distancia, con el fin de reunirse allí para celebraciones. Estos arqueólogos creen que el consumo de cerveza era una parte importante de esas celebraciones y eso tiene sentido. No creo que comer gachas fuese un impulso lo bastante importante como para comenzar una nueva cultura y un nuevo estilo de vida.

Los granos ya eran parte de la dieta durante muchos años antes de la aparición de la agricultura. Recogían trigo y cebada, eso era parte del proceso, pero si de repente necesitas grandes cantidades de grano para producir cerveza creo que es un incentivo interesante. La agricultura por supuesto fue un proceso muy complicado y también tiene que ver con el cambio climático. Hubo un cambio climático muy brusco cuando acabó la última glaciación y Oriente Medio se volvió más húmedo y facilitó el cultivo. Si habías probado a cultivar algunas plantas, estabas en el lado ganador cuando se produjo ese cambio de condiciones.

P. Algunos científicos plantean que adoptar la agricultura fue el peor error de la humanidad, que empeoró sus condiciones de vida. Usted discrepa.

R. No me gusta esa idea. Creo que hay varios divulgadores científicos que también insisten en que la agricultura fue una catástrofe y que los cazadores vivían en un estado feliz y natural, y que la agricultura y la ganadería fueron una catástrofe. Creo que es una forma demasiado simple de analizar el cambio. Si miras a la prehistoria hay subidas y bajadas del nivel de vida, en el periodo de los cazadores y en los periodos de la agricultura. Como otras invenciones no es algo que surgiese de una decisión premeditada. Se trataba de ir resolviendo pequeños problemas en la vida de aquellas personas. Por ejemplo, la cerveza pudo surgir así. Sabemos que te puedes poner un poco achispado si tomas una sustancia, y los agricultores lo hicieron. Y luego pensaron en producir más de eso que les gustaba y para hacerlo necesitaban cultivar. Y así se acumularon muchas soluciones a pequeños problemas prácticos que acabaron por producir una gran transformación.

P. En su libro considera probable que nuestra especie tuviese un papel importante en la extinción de los neandertales, pero habla de una convivencia pacífica entre la primera oleada de cazadores que llegaron a Europa y la de los agricultores.

R. Como la arqueología solo nos ofrece algunos vestigios, no se puede saber seguro, pero no hay hallazgos que indiquen que había grandes enfrentamientos. Tiene sentido, porque si eres un cazador necesitas animales para matar o peces para comer. Si eres un granjero, necesitas un buen suelo. Parece que ellos convivieron bien. Al cabo de un tiempo, hubo una fusión. Los cazadores y los agricultores se encontraron y tuvieron hijos. Y eso lo puedes ver muy claramente en España.

En España vivía una población de cazadores y después llegaron los agricultores. Llegaron en barco a través del Mediterráneo, hace unos 7.000 años, y se puede ver que después de cierto tiempo se fusionan. La población vasca de España, y eso se ve también en su ADN, son todavía los nietos de esta fusión, de la primera ola, los cazadores, y la segunda, los agricultores, pero no de la tercera ola, la que trajo las lenguas indoeuropeas. Ellos hablan euskera, que no es una lengua indoeuropea. Quizá el euskera es como un vestigio de una antigua lengua de los agricultores.

 

 

 

Galegos em Lisboa. A auga é deles e nos vendemos-lha

    GALEGOS EN LISBOA. 

Começaram a chegar há 500 anos a Lisboa, mas foi no século XVIII e XIX que vieram em força e para ficar. De moços de fretes e recados, carvoeiros e aguadeiros passaram a donos de tabernas, carvoarias, mercearias, restaurantes e hotéis. Muitos tornaram-se grandes industriais, homens de negócios, profissionais liberais e intelectuais. Fizeram da capital portuguesa a sua casa, mas apesar de se sentirem tanto de cá como de lá, ainda hoje os seus descendentes usam a expressão “colónia galega” para falar dos seus. E continuam a sentir morrinha da terra ancestral.

 

 

“Sabes que uma das principais atividades dos galegos em Portugal era a de aguadeiro, não é? Iam às fontes buscar água e levavam-na à casa das pessoas, quando não havia água canalizada. Ora, conta-se que um galego escrevia à mãe e dizia: minha mãe, eu estou bem, o clima é bom, aqui come-se bem, os portugueses são muito simpáticos, a água é deles e nós vendemos-lha”, conta, com uma gargalhada.

 

miércoles, 19 de octubre de 2022

Notas soltas. 19.10.2022

     Chove. Tempo outonal morno e vadio . Está a mudar o tempo ainda que  seja tarde iste ano. A grande seca que nos veu ainda anda cá  e  terá que deixar chegar a chuva nutricia que abrande caminhos, encha regatos, dulcifique tan ta  bravura  na  matugueira toda. São tempos já de vermos as florestas mais agrestes verdejantes. Para acompanhar tanto otimismo, duas reflexões, alheias e coladas de fora, que como chuvia miuda pro espíritu nos ajudem nesta nova temporada da nossa série da vida. 
         I. 
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   II.  Soubesse eu calar. Soubesse eu pôr mais vezes freio à pressa que me toma de dizer o que penso. Fosse eu capaz de travar as palavras antes que elas, como agora, saindo-me da boca, ricocheteiem que nem balas de borracha.....

      Rentes de Carvalho,    blog.  Tempo contado. 

lunes, 17 de octubre de 2022

Notas soltas. 16.10.2022

Assubios, "abucheos", "boos", vaias, apupos, zombarias. Boa ou má educacão?. Depende, se o presidente é amigo ou não.

      Em Castelhano utilizamos  a palavra "abucheo" últimamente de forma moi habitual, está na moda. Por tal queremos expressar a  manifestação  contra alguém em concreto, para reivindicarmos direitos, expressar contrariedades contra autoridades ou responsaveis, para pormos de manifesto que se está contra uma ação que contraria a um grupo de gente etc. Realmente é um comodim pra muitas mais cousas em geral. Tem que ser feito em grupo, que por vezes atua como  manada,  pois individualmente não teria o efeito buscado. Já para mais precissão o mesmo "abucheo" se é feito diante da casa particular duma pessoa, normalmente político ou cidadão  relevante, ou interferindo na rua a sua vida privada então o castelhano pediu prestada o francès a palavra,  já internacional,   "escrache". O escrache derivada do francês escracher, ou em galego escachar e em castelhano escrachar, significa en todos os casos romper, rachar, fazer cachos.... A utilização, ou invenção-popularidade,  da palavra "escrache" tem origem  nos países hispanoamericanos (especialmente Argentina) pra definirem a chamada "protesta de acción direta" lá pelos anos 1995.  Na procura de palavras populares que,   no âmbito da liberade de expressão,  servam como expressão de descontento ou reproboação sobre pessoas, instituções, coletivos etc., o  galego  (tanto na Galiza, como em Portugal e no Brasil) usa palavras como assubios , a vaia (especialmente no Brasil), os apupos, a chacota, o motejo,  a zombaria, o aturujo. O inglês usa  "boo, para  dizer o mesmo. 

      Sejam como forem este tipo de berros e sons varios  normalmente vão misturados  com palavrões, insultos  e frases curtas reivindicativas. Estas lindas frases e palavras estão sempre ataviadas pelo    halo do anonimato e coa certeza  de que quantos mais forem os berrões e mais forte seja o ruido,  maior será o sucesso  da reivindicação. Este tipo de ações, como manifestações humanas existem dende  o home de atapuerca provavelmente, e foi e é uma  maneira de chamar a atenção; reivindicar-se ante o resto dos seus congéneres para fazerem visivéis o seu caso e os seus problemas. O mesmo tempo  pode ser um grito de ajuda ou auxilio.  Assím ocorre também  que reivindicações obreiras ou de tipo social, vecinhal ou gremial já vão preparadas com instrumentos  como bombos, bucinhas, gaitas, latas metálicas etc. que junto os seus gritos e consignas academ o objetivo de serem ouvidos pela cidadania e , pos suposto, pelos  responsáveis políticos.  Este tipo de actuações estão reguladas, como direitos fundamentais constitucionais, permitidas como expressões da liberdade de expressão e o direito de manifestação. 

      É uma conduta humana natural, e socialmente ademitida?, pois depende. 

      Se você vai fazer uma destas mixórdias, por ponher por caso, a uma residencia de velhinhos porque não tem simpatia por idosos, pois é uma conduta moi reprovável. Igualmente se uns pais fazem diante da escola dos filhos uma vaia, uma zombaria, um abucheo, para protestarem contra a direção da escola, o facto e muito mais que reprovável. Em resume  é uma apreciação cultural do momento no que se vive. A sociedade através de moitas variaveis vai trazando umas maneiras de comportamento que vão evoluindo e colisionando na suaa evolução e formação. 

      Pois bem, eu ainda não evolui o suficiente nas minhas maneiras para admitir que num acto institucional como o do 12 de outubro, Festa Nacional de Espanha, se poda dar uma famfarria de berros, asubios, zamboria, vaias, abucheos contra o Presidente do Goberno, ante o Rei, as principais autoridades e as solemnidades militares, num ato que de principio a fim está feito numa  liturgia para  representa, além de outras crenças e opiniões, uma exaltação da representação nacional ou se se quiser plurinacional de Espanha. Esto já se tem feito noutras ocasiões, na época mais recente da democracia,  e sempre com presidentes socialistas.  O presidente  Zapatero chegarom a asubiar-lhe e berrar-lhe no momento de  ele depositar uma coroa no simbólico  monólito de homenagem os mortos nacionais. 

      É de má educação. Moi grosseira conduta é  esta de gentes que , por acima de tudo,  acham darem mais valor o seu ato de raiva e odio contra o que consideram o inimigo político que o respeito a uns atos que representan  uns valores que eles dim orgulharse de defender. E tal o sectarismo e o odio que não podem refrenar os seus instintos ante a ocasião gloriosa  de verem o seu inimigo político humilhado e "abucheado" antes  câmaras de televisão. O engraçado do tema é que, para mais inri, numca ouvi líder político,  nem partido que condenasse a tal conduta, nem críticas em alguns medios de comunicação. Não, não vi numca uma mau conciliadora que tentasse fazer pedagogia, ou repartir um pouco de educação entre esses seus adeptos tão finos e bem presentados por fora. Mas bem o contrario, políticos e sesudos articulistas de fama , comprendem como lógica a atitude  porque o assubiado é um político irritante, frívolo, traidor, desleal e que não merece o respeito que se lhe deve pelo cargo que ostenta. Quanta hipocresia. A ninguém lhe gostaria que neste tipo de atos se lhe asubiasse o Rei, a Bandeira, os militares que desfilam etc. Pois bem sabem, ou debiam saber eles, que o Presidente do Goberno é uma institução representativa de todos os espanahois e é formalmente o que tem o poder ejecutivo que axerce  en nome de todos e para todos.

      O paradoxo é que moitas dessas  pessoas que acostumam irem a presenciar os actos civis e militares do evento, orgulham-se de defender a bandeira, valores de unidades nacional e orgulho patrio e co feito de berrar-lhe o contrario político o que realmente fazem e dar a imagem de que esos valores, e esos actos  são só pra sua corrente política, neste caso a direita política. Eles mesmos coa sua conduta visibilizam a intolerancia e a falta de empatia  para partilhar cos cidadans contrarios uns princípios básicos. Ou não será que isso é o que pretendem realmente?. Tal vez o franquismo sociológico siga imperante  numa parte do  subconscinte nacional e pensam  que só é deles ou são eles os detentadores de    Espanha, as Forças Armadas, a Bandeira, as Institucions. ?  Ainda será que há duas Espanhas e  só um dos bandos são os  bons espanhois?. Ojalha que o futuro não vaia por ises recantos.

       

sábado, 15 de octubre de 2022

martes, 11 de octubre de 2022

GALIKIJA





GALIQUILLA

Vamos comprovar que é esse جليقية que põe acima do "Reino de Leão" deste mapa tirado duma página da wikipedia em árabe....
Comprovamos aqui:
https://translate.google.com/#ar/pt/جليقية
Podeis ouvir a palavra em questão premendo no altifalante da parte inferior esquerda do quadro onde se escreve a palavra árabe do google translate
Fazei a prova do algodão.

Obrigado Domingos Amigo ;-) (de quem tirei o mapa)
João Rodrigues partilhou a publicação de Katuro Barbosa com o grupo Gallaecia.
 

lunes, 10 de octubre de 2022

Notas soltas. 10.10.2022

       A respeito da exibição duma performance vulgar e machista,  feita em aras da tradição, numa residencia estudantil universitaria , também chamado colégio maior, de Madrid  venho a  manifestar que:  

     Não vou a fazer menção do aspecto machista, maleducado, indecoroso, de malcriados, da dita exibição. A questão é fazer  um  comentario a outros    comentários,   de  gentes varias,    que falarom  de que  estos jovens, tendo em conta  a sua idade e o seu extrato social, serão as élites dirigentes do nosso futuro. E, esta gente ou opinadores de todo tipo,   sintem-se preocupados não pelo machismo cultural latente exibido por vinteaneiros, senão mas bem que ditas palavras não são as proprias de filhos de familias de "bem", gentes bem educadas que estão chamadas ou predestinados a serem a élite, em geral, do Estado. Doi-lhes, especialmente,  e mais que nada, a falta de estilo , de clase, de fineza a quem se lhe concede , presuntamente,  por tê-la de nação ou de cuna. Uma cousa é facê-lo em privado no te ambente e outra destapar-te assim o ar diante de todo o mundo.

      Sentim-me pacóvio , cativo e um  pouco refém  de alguém que só  são, ainda, por estarem em período de preparação académica,  umas larvas em processo ou  umas  sementes a crecer num viveiro . No obstante, pelos vistos e dacordo a vontade divina,   vão serem estes , quer se queira quer não,  os meus xefes, ou "influencers" sociais,  em cousa duns aninhos.  Ainda pior me sentim quando ouviu  enfatizar a algumas  das meninas do colegio femenino, as cuais  iam dirigidas toda a esterqueira verbal citada,  que eles/as  vão ser os futuros dirixentes do país e então e normal que a gente este preocupada por a sua formação, embora, não devem preocupar-se porque as parvalhadas ditas : " nifómanas, putas, salid de vuestras cuevas, vais todas a follar en la capea....", estão interpretadas fora de contexto e mal interpretadas. Ouvindo esto sinto-me  ainda masi simplório, idiota e parvo. A "sensu contrario", como diria o jurista de turno,  digamos que se isto mesmo fossem os berros duns "menas", ou dum colexio dum bairro obreiro, então sim que deveriamos preocupar-nos e incrementar as medidas de segurança para as nossas filhas e netas pois tais berros seriam um reclamo e uma chamada a violação e o abuso sexual.

      Tal vez esteja errado, tal vez siga a ser um iluso sonhador, aliás, seja como for,  rechama-me que alguém con vinte e dous anos,  "per se",  se considere sem mais presunto futuro dirixente e da futura  élite dum pais. Tudo isso  só por terem boas  alforxas e virem  da boa familia da que procedem. Estarei errado,mas ainda creio, ou quero crer,  no mérito, na capacidade, na democracia. Quem ainda não sabe distinguir com clareza, ou melhor confunde  entre o que é  indecoroso e delictivo duma chacota, dum escárnio, duma sátira e duma brincadeira entre jovens e o mesmo tempo arrogam-se  sem mais o título de serem a  futura  élite académica, intetual e de direção social, deixam-me moi preocupado co futuro e  a gobernanação do país no que vivo.  

      O grande cambio e o progreso deste país foi  entre outras causas  por causa de que as circunstâncias sociais permitirom que novas camadas sociais de estrato proletario, campensinho e clase baixa chegassem as universidades, tivessem as  oportunidades de ocuparem postos dirixentes  sociais, políticos, militares, judiciais, económicos, antes só constrangidos a pequenos estratos da população de clase  meia, fidalguia, e clase nobre. 

       É certo que para quem se inicia na universidae e adica uns quantos anos o estudo  tem a possibilidade,  mais clara,  de ser  élite dirixente. Embora o mundo de hoje vai moi depressa e as oportunidades podem aparecer de moitas maneiras na vida; não sabemos qual será o futuro da universidade como única forma de preparação académica das  élites.  Além de tudo isso para chegar a ser notório em qualquer faceta social, política ou económica não chega com estar alí, fazer moitos bons amigos influentes e de boas familias, e necessario uma base de humildade,  picar pedra duro na preparação inteletual, ter as capacidades suficientes e a voluntade precissa pra andar um caminho. Tal vez seja um iluso. Tal vez porque  estou neste século, de estarmos nas condições sociais e económicos do século XIX, um geração de origem caudaloso ou opulento garantizava seguro  a seguente o seu benestar. O  mundo mudou moito.

      A democracia a respeito da igualdade de oportunidades, do mérito e a capacidae, e a que pode garantir que os melhores , sejam da clase social que sejam, podam comandar os postos importantes da colectividade. Sera um desideratum utópico, pois que seja,  que os  melhores médicos, os melhores juices, os melhores economistas, os melhores militares , os melhores professores etc. sejam arrancados entre os mais qualificados. Para cousas como estas é real e útil  a democracia. Não só pra votar, que também.

      A tendência conservadora de qualquer grupo social que está rico, cómodo e establecido num sistema vai ter o obxectivo  de que as condições nas que vive sejam as mesmas  para os seus descendentes. Tal vez sem querer  os pais destes mancebos  lhe transmitam o auténtico pensamento de clase social elitista, de que pelo facto de serem os seus filhos ja tenhem asegurados os melhores postos e em todo caso partem ja duma posição adiantada como respeito a  moitos outros. A verdade é que a realidade conncorda com ese pensamento. O liberalismo económico e social será ou é  o armazém ideológico pra fazer reais istes fins. Pela contra,  a democracia dum estado social e democrático de direito , a redistribução da riqueza,  a promoção das condições favoraveis o progreso social e económico e para uma distribução da renta mais equitativa, são ideas para termos uma sociedade mais igualitaria e confiante no mérito e na capacidade.