sábado, 2 de julio de 2022

Salgueiro Maia.

 

«Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!»

    Encontrei por um acaso no blog "entre as brumas da memória" que hoje cumpriria 78 anos, de viver, o Capitão de Abril , Salgueiro Maia. 

     Tenho falado muito dele já neste blog e dado  informação o respeito. Mais uma vez o  minha admiração quem coma mim viviu a sua vida na milicia, em ambentes e condições moi distintas. Mais uma vez o meu reconhecemento como militar que foi e cumpriu co seu dever.  

     No cabeçalho deste post as palavras que de madrugada dirigiu os componentes da sua compañia em Santarém pra deslocar-se  dalí o Terreiro do Paco em Lisboa. os 240 homens baixo o seu mando todos deram um paso a frente para sairem,  coa sua liderança,  na  incerteza  daquela noite.  E despois passou o que passou. 

 
.

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Comentarios: