Tudo o que se passa no mundo tem correlação. A geoestratégia ou os interesses das grandes potencias são a causa de circunstâncias muito duras para a vida. Quando vemos um acampamento de refugiados de oitenta mil habitantes en Jordania, entre outros muitos em outros países, ou sabemos que há quatro milhões de deslocados, não temos nada que dizer cá no chamado ocidente?. É uma coisa lá entre árabes ou os autênticos culpáveis estão mais perto de nós do que nos mesmos pensamos? Porqué tanto ouvimos falar nos media antes da invasão do Irak e agora a informação teve um perfil mais bem baixo?. Quando pensamos tentar a detenção do ISIS?, estaremos preparando uma nova distribução do territorio do oriente?.
Siria está no topo da informação do mundo. Podíamos dizer que a zona e o coração do mundo, ainda que seja um exagero. As grandes culturas, os movimentos históricos da humanidade as guerras recentes e não tão recentes tenham que ver com a zona do oriente onde está Síria.
Os meios de comunicação falaram pouco do que se estava a preparar na Síria quando começou a crise. Incluso quando o avanço do ISIS era enorme parecia que a importância que se lhe dava não era a que o caso merecia e comparado com outras situações. Agora parece que Síria está aqui o nosso lado, que nos afecta, Paris, os refugiados, o Isis. Estamos mergulhados já no problema.
Por isso perguntámos, de onde vem isto, porque, quem é quem. Estamos a acordar dum sonho tranquilo, mas neste tempo dum pais de vinte milhões saíram quatro, um ou o maior deslocamento de personas no mundo. Eles estão aí e querem um acovilho, deslocamento igual o tempo, a sua alternativa é a morte. Além disso temos outros visitantes que nos venham a visitar Europa ou vivem nela para imolar-se e de passo deixar vidas rotas.
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Comentarios: