Durão: “Organizámos a Cimeira das Lajes com o apoio de Jorge Sampaio”
Durão Barroso
Durão Barroso diz adeus à vida política. Numa entrevista à SIC e ao Expresso, o ex-presidente da Comissão Europeia anuncia a vontade de não regressar à política e faz um balanço de uma carreira com mais de 30 anos. Sobre uma das decisões mais polémicas, a de promover a Cimeira das Lajes, Durão Barroso garante que Jorge Sampaio, na altura Presidente da República, sabia de tudo e concordou com a realização da Cimeira - passo inicial para a invasão do Iraque, que acabou por se tornar um dos maiores erros das últimas décadas do ponto de vista geoestratégico.
A conhecida como foto das Açores, a cimeira de Lajes ( aeroporoto de Açores), foi a cena da representação ante o mundo um símbolo de grande coaligação mundial que uns personagens dos que a historia ja tem recordos divididos. Jorge W. Busch, Tony Blair, e José María Aznar quiseram deixar pegada do seu passo pela historia. ¿ Criar um novo orde internacional, intereses económcos difusos? A coligação, sem o apoio do resto das potências mundiais, especialmente da Europa na que vivemos, era o que parecía naquele momento, um erro monumental que pagaria o mundo. E asím foi e, abofé, o está a pagar.
Durão Barroso foi o anfitrião no aeroporto de Lajes da foto famosa, ele colaborou, e depois recebeu o seu premio, presidente da Comissão Europeia. Embora na citada entrevista Durão parece querer dizer que ele não tem nada que ver, e que também a responsabilidade e de Jorge Sampaio o Presidente da República. Uma atitude cobarde de não assumir a responsabilidade do que hoje não tem aplauso público. Portugal é um país pequeno, aceitou um pedido e gostou de estar no topo sem estar de tudo. O Durão jogou as suas cartas e responde ante os portugueses, então ¿ porque não aceitar os factos que ja foram e reconhecer o erro se o há e reconhecer o porque o fez?.
A valentía e a sinceridade são tão admiravéis como escasas , especialmente nos dirigentes políticos.