viernes, 5 de noviembre de 2021

Faladoiro ( lugar no que se murmura) Ábalos.

 

 Es un viejo tema, pero no por viejo y repetido deja de sorprender. ¿Hasta donde se puede estirar la libertad de expresión? Donde termina el límite y colisiona con el  derecho fundamental al honor, la dignidad, la buena fama que debe presuponersele a cada persona?. La información , la denuncia, la investigación periodística es fundamental para una democracia fuerte. El lanzamiento de bulos, las fake news, el injuriar o calumniar, sin una base fáctica es la muerte de una verdadera democracia. No podemos anhelar a vivir en el mundo perfecto, pero podemos intentar acercarnos los más posible. Nos da igual Ábalos o Juan Sin Tierra, no nos importa la persona, si nos preocupa la falta de respeto de algunos medios con los ciudadanos consumidores de notícias. Si hay algo  fundado que afecte al funcionamiento público de un cargo político seremos los primeros en exigir una dura condena que beneficia y mucho la higiene democrática. Pero no tenemos necesidad de ser parte , sin quererlo, en un montaje fantástico, sin pruebas sobre la vida íntima de una persona. Si hay algo, no amenacen,sean claros  y les apoyaremos.Pero no nos gusta que nos convoquen  de comparsa en la plaza del pueblo para que asistamos a la quema de herejes, sin saber porque los condenan.

 

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De vez em quando um livro. Memorias de Hadrián.

 

Neste verão apanhei na biblioteca pública, como é habitual em mim para ler livros,  MEMORIAS DE HADRIÁN DE Marguerite Yourcenar.  

       A versão que conseguí estava escrita em galego normativo, ou melhor dito  uma edição traduzida do francés. 

       A curiosidade o ver muitas resenhas de gente que citava este livro, foi a que me  motivou a ter que ler este livro para   tapar ese oco de incultura que existía/existe em mim. Bom, esta é para mim e para muitos a forma mais motivante de  escolher entre este e aquél livro para  ler. Ou seja a fama de ouvir falar dele, escutar a fulano ou mengano que cita tal livro etc. As referências erão magníficas e  era a clásica leitura obrigada. 

Adriano - Wikipedia, la enciclopedia libre

      Pois bem, não me defraudou. Encontrei-no excelente. A escrita em quanto a forma fabulosa. Elegante no seu andar.  É, como acostumo a dizer, quando a vista resbala pela páxina do livro, sem cansaço, sem que te deixe fuxir, então já está quase tudo feito, seguro que é uma grande obra. A sua musicalidade e elegancia, como dixe já, do saber dizer é perfeita. Escreve poéticamente e com precisão como se esa frase não houvesse melhor forma de expresâ-la. As ideias que se esparegem pelo livro,  e os conselhos a partires da  figura de Hadriano são excelentes. Além dos passeios que nos da pelo Imperio e que nos mete de cheio naquele mundo romano  que ia do occidente  ó oriente .

      Em fim, uma agradável leitura que dado que o li no verão  e as circunstâncias de leitura sempre são mais superficiais acho que deixei cousas no ar. Não é um livro de autoajuda, é um acúmulo de situações e reflexões  sobre a vida e o comportamento dos homens que precisam duma mastigação lenta e uma leitura pausada. 

      Creio que deveria voler a lê-lo, porque e o clásico livro,  que preciso teria que  ler de novo pra asentar um pouco todo o que me pode dar. Tem moito de filosofía e de psicoloxia. De sentimentos humanos e comportamentos éticos na vida. 

     Dizer que é uma biografia inventada. É um romance en forma de biografia que utiliza a autora para pôr em boca de Hadriano o que ela pensa ou quisera que ele devia dizer. Iso é importante para comprender a obra en si mesmo.

      Também engadir que é um livro para ter em propiedade pois sempre pode ser útil de consulta para escrever. Compro poucos livros,  primeiro por aforricas , segundo por espaço na minha casa, por iso uso mais o método de ler de prestado e em alguma ocasião comprar se o livro merece a pena. Isto é a teoría embora não sempre se cumpre, pois entre os regalos e caprichos persoais de vez em quando tenho alguns bons livros mas moitos dos que quisera ter e que ja li não dão chegado. Um sonho sería ter uma casa grande e construuir uma boa biblioteca com todos os volumens que tenho na cabeça ou ainda podem surgir. Tal vez seja uma ideia moi antiga, porque a verdade e que cada vez estou mais diante do ecrã para escrever e consultar. Consultar redes sociais, Wikipedia, youtube, diciionarios electrónicos especialmente o Estraviz. No entanto  ainda sigo a ler em pappel e trazer e levar  livros que andam a namorar. Realmente a leitura sosegada  e solitaria do papel e o que nos da um pouquinho de carburante pra ir tirando.  Não estou em contra das tecnologías e ferramentas citadas, tudo o contrario, são  um  namorado, mas digo e aconselho:   horas de leitura, estudo por suposto, livros. São o fundamento e o alimento cultural imprescindível, é preciso deixar alguns momentos os teclados e os ecrãs e envolver-se  o eu e um livro.

jueves, 4 de noviembre de 2021

Ser peligrosa

         Lo pongo aquí, porque lo veo muy esclarecedor. Vale para cualquiera.

Ser peligrosa

Hay una táctica muy seguida en política que es alabar al que estuvo antes que tu rival. A Zapatero le decían que no le llegaba a la suela del zapato a Felipe González, a Mariano Rajoy que no tenía la altura política de José María Aznar, a Alberto Garzón que era un piernas si lo comparaban con Julio Anguita. La otra es alabar al que, sacado del juego de la política por diferentes razones, nunca obtuvo buenos resultados a pesar de su increíble valía. Ya no queda, dicen enfrente, gente como Edu Madina, Borja Sémper o Toni Roldán. También se da el caso del que pasa de ser un demonio bolivariano a un estadista inabarcable cuando salta de un proyecto ganador a uno en el que no transmite peligro, como Íñigo Errejón. En general, los rivales, que no necesariamente tienen que venir del lado opuesto ideológico, son mejores cuando ya no están o no pueden ganar

Pocos políticos, quizá ninguno, obtuvieron tan altas cotas de impopularidad entre sus rivales como Pablo Iglesias. Cada cual tendrá sus razones para explicar el porqué, pero es un hecho que se convirtió en un icono del mal a su derecha y más a su derecha. Quizá el motivo principal fue ser la punta de lanza del movimiento que acabó con el bipartidismo en España, que no es poco decir ni mucho menos. Por eso, por ser unánime el odio externo y parte del interno, parecía improbable que fuera a seguir con la tradición de ser alabado para matar al siguiente, toda vez, además, que lo que se reclamaba de Iglesias era justo lo que ofrece su sucesora. 

Pero como la vida es así de sorprendente, ya hemos asistido a las primeras consignas filtradas, juicios mediáticos paralelos, momias políticas del pasado parlantes y ofensivas de fuerza baja y media para deslizar el mensaje de que Yolanda Díaz es peligrosa. Si para Rodríguez Ibarra es peligrosa para el PSOE, no cabe imaginar el tamaño de la amenaza que supone para la gente que está más a la derecha de Ibarra, que tampoco es tanta. Una vez instalado desde la extrema derecha el fantasma del comunismo sobre los hombros de la gallega, desde ese entorno del ala más conservadora socialista se empieza a colocar el runrún de que la vicepresidenta de su propio Gobierno es malvadilla. Incluso, según publicaba El Mundo de fuentes del entorno (cuánto entorno hay en el PSOE) de Nadia Calviño, se desataba el anatema: Yolanda Díaz es más peligrosa que Pablo Iglesias. Que ya es peligro. Acabáramos.

Quedan dos años para las elecciones y parece evidente que Yolanda Díaz debe resguardarse de la primera línea política lo más que pueda para evitar el fuego a discreción que se le avecina, toda vez que su crédito está más que conquistado. Hará bien en mojarse poco, más teniendo en cuenta que ha sabido elegir la gran batalla de la derogación de la reforma laboral para (a día de hoy) ganarla. El vencedor de la guerra se certificará cuando se ponga negro sobre blanco. Cualquiera que conozca la historia reciente de este país sabe que raro será que no haya más capítulos.

La cuestión de todo esto no es ser peligrosa, sino ser peligrosa para quién. Yolanda Díaz lo es. Ha decidido que para mejorar las condiciones laborales de los trabajadores de España hasta los límites que el estado de cosas actual permite va a ir con todo. No conviene olvidar que ya le costó una baja porque su físico lo pagó. De lo anchas que sean sus espaldas y de saber medir su amenazante veneno de los derechos laborales dependerá, en gran parte, que la izquierda a la izquierda del PSOE sepa armar el proyecto más ilusionante electoralmente desde, vaya por dios, el que lideró Pablo Iglesias en 2016.

miércoles, 3 de noviembre de 2021

Atás 1936. Na minha parroquia não se mata a naide. Viva Espanha.

   Naquel día outonal  do ano 1936, o destinho estava disposto a cumprir coa fatalidade.

 O Pío, o Rucutru e o Antonio da familia do senhor Odilo, jovens e labradores de Atás tinham sentenciado o seu final. O destinho dizia que a sua morte estava marcada. 

     Uma camioneta chega de tarde o povo. Aparca  no cruceiro diante da Igrexa. Dela baixam dez homens coa camisa azul e armas em mão. São pistolas o que levam, agás um que leva um  fúsil Mauser. Não precisam terem um armamento moi potente, já só a sua presenza intimida, arrepia e deixa um regueiro de silenzos no adro e na aira dos eidos. Ninguém no povo tem coche, quando algúm automóvel sube lentamente, pelo único aceso, a íngreme costa da pista da  Carracheira, já a noticia voa por todo o povo. Nenos,  rapazotes e homens são os primeiros en sairem a rua,  que qual espinha dorsal percorre o pequeno territorio do  do povo dende As Raposeiras  até a Igrexa e a casa reitoral. 

      A casa reitoral construção de pedra bem feita. Destaca no entorno daquela colmea de casas pequenas de pedra oscura con tehlados de telhas amouradas uns e de colmo outros. A casa que mais parece uma casa fidalga tem uma grande entrada nobre para carruagens. Noutro tempo é provavelmente como origem do povo  foi um pequeno cenobio formado por uma comunidade pertecente o  Convento de San Rosendo de Celanova. 

     Alguém já deu a voz de que  subia um coche pela Caracheira. Estão prevenidos, é algo mais que uma novidade. Dum lado e do outro vai vindo gente a espreitar e a esperar acontecimientos. Nessa época o único coche  que podia acercarse até esta cima de terra olvidada, só pode ser  o dos falanxistas que, já todos sabem, que  andam a percorrerem a bisbarra a pescuda  de elementos dos considerados "roxos" ou simpatizantes. Além disso também é a sua pretensão deixar clareza de quem manda uma vez declarado,  na zona "nacional",  o estado de guerra por Franco en Salamanca. 

      É o momento das delacions e informações para fazer-se conhecer e conseguir o acubilho e segurança de que não te tenham como  enemigo. Ou tal vez  seja por ser um gram entusiasta da nova causa, ou por  supervivencia ou  tal vez simplesmente porque há gente,  com bo olho, para estar à cuberto do perigo, mande quem mande . Incluso pode ser  o momento do rancor e vingança pendente de contas privadas. As informações não precissam dum respaldo fáctico ou probas consistentes. Não,  umas palavras ditas fora de lugar, ( um viva Rusia, ou uma blasfemia forte por exemplo podem ser suficintes); Haver feito de forma legal na República,  uma pequena ou grande  propaganda , anticlerical, esquerdista ou nazonalista tem má pinta só uma redenção pode borrar o pecado ;  um comportamento pouco convincente moralmente, diga-se não estar casado e viver com mulher etc. não conta para bem;  ser mestre de escola e condena  quase segura; em algúm caso ser persona com atitudes pouco entusiastas também pode contar em negativo; um debate antiguo de ideias políticas também pode ser reflexado para mal numa ficha do novo Régime. Em conclusão  tudas estas suspeitas podem, despois, converter-se em  continhas que sumam  a hora de pasar os controis terroristas  do novo apocalipse, que se está a preparar.       

      A  Senhora Consuelo encontra-se con Rucutru e dilhe:     

  -Vai e mete-te na minha palheira  da Cabrela, enfosca-te emtre a erva seca. Alí não te vão encontrar.

      "Eu presenciei  ese día o que  numca mais o olvidei. E cumpro co meu dever de contar-cho. Daquela  tinha  nove anos. Chamo-me Obdulia, da familia dos  Gil  por parte de nai e Pousa pelo meu pai, já morto daquela.  Recordo os rostros daqueles homes. Mozos novos, serios  e raivosos. Bem fardados e com boas botas de becerro pareciam empoleirados no seu papel , e olhavam-nos com ar distante e despreciativo".

        Daqueles homes ela  ainda não ouvira falar.  Eram os falanxistas da recem centuria criada em Xinzo. O seu xefe, o farmacéutico Prieto,  um andaluz, dado de baixa por enfermidade no Corpo de Carabineros, chegou com um  mandado da xefatura da Falanxe para organizar uma centuria e fazer a sublevação nesta zona. Despois ficou asentado na vila para sempre.  Tal como despois puidem saber, ele foi quem proclamou Xinzo e  a sua bisbarra como territorio do novo Movemento nacional coa declaração de guerra.  O seu nome era conhecido como o novo home forte por as gentes dos povos dos arredores. 

    -Que se presentem inmediatamente eiqui. 

    -Que se presentem, ou vamos inspeccionar casa por casa. Sabemos que están eiqui, estes tres indivíduos. São  roxos e  comunistas.

       E repetía o nome dos tres buscados. 

      Ele mostrava-se como  o xefe daqueles moços que olhavam em silenço pra nós. Ele , o xefe, levaba umha cincha de coiro negro que lhe cruzava o corpo em bandoleira e rematava numa cartucheira  brilhante tamén de coiro, que sustinha uma pistola. Botas negras e lustrosas. Sem gorra na cabeça o cabelo penteado e alisado o pra trás.

      Naquel momento,  o ouvir aquelas vozes, e presentindo as angurias daquelas   almas  e a dor terrível daqueles seus vizinhos, saiu  o senhor cura berrando e enfrontando-se directamente os falanxistas. 

     - Viva Espanha. Aquí na minha parroquia não se mata a ninguém. 

     -Eiqui mando eu e  respondo dos meus   fregueses. Valia-me Deus, eiqui não se mata a naide. Viva Espanha. 

     E repetía coma um mantra. 

      -Eiqui, respondo eu. Eiqui respondo eu.

        O arrogante xefe falanxista quedou suprendido daquela impronta e empolgamento do cura. Aquela forma de encarar-se tão directa não a vira numca. Pensou que estava tolo. O fator sorpresa funcionara. E em todo caso , não era bom negocio enfrontar-se a um cura e decidiu , com cara de desprezo,    dar a ordem de subir a camioneta e marchar. Antes de enfrontar-se a um cura melhor sería consultar as ordens coa superioridade. Tempo haveria para axustar as contas aqueles desgraciados.

      O Cura era miudo de corpo e tinha familia ou ascendentes alí. Um dos seus descendentes  é o cura D. Magín que é conhecido como prefessor do Seminario de Ourense. Não posso dar mais distinção del. Só que segúm a gente comentaba era moi querido e respeitado e moi cercano os paisanos. E sobre todo, tal como desmostrou, era um home de coragem e  com a sua firmeza salvou tres vidas.

      Hoje ja não há naide vivo que recorde os factos. Tal  vez haja quem por vía oral na intimidade familiar ouvira contar isto e com muito segredo. No obstante não creio que naide contara nada. Despois daquela,   em Atás ficou um velo de silencio. Ela, Obdulia, diz que ela numca mais ouviu a  naide  contâ-lo. Pois estas cousas sempre era melhor não tocar nelas. Pra escarmento já lhes chegou, o medo ficou nos miolos, e isso dura moito. 

        Os tres condenados, parece ser que seguiram vivindo em Atás, ainda que acochados as vezes e tomando moitas precaucions sempre coa  boca pecha para evitarem lios. Contavam co apoio dos seus vecinhos e pelos vistos não havía ninguém que fosse a incidir na sua delação, tal e como o tempo demostrou.  Ningum dos tres sabia lêr. Numca fizeram propaganda política nem ostentavam liderança alguma, pois erão uns "coitados" coma  a grande maioria dos paisanos do povo.  Alí, em Atás,   por não haver nem caciques havía. Eram todos labregos, trabalhadores  de sôl a sôl que o final do dia tinham costume de irem a taberna e a Igrexa a rezar o rosario. 

      Ninguém no povo  sabia explicar moi bem o porqué desta condena. Tal vez,  para tirar uma outra  explicação de o porquê desta  escolham seja preciso situar o ambente destes primeiros meses do Alzamento militar. Um  excesivo celo na propia Falanxe. Estavam a chegar novos arribistas, gentes que , ainda sem uma fé falanxista mas com bom olho queriam estar o acubilho e a segurança dos novos dominadores. Os de dentro tinham que  medrar dentro da organização, fazer méritos para  entrarem  nas novas  centurias e então fazia-se urgente encontrar novos culpaveis o que dava lugar a que  gentes, "coitadas", como os nossos vecinhos,  fossem alvos desta circuntância. Alguém pudo cità-los numa reunião ou  algúm outro ouviu um ruxe-ruxe de que estes tres erão uns  grandes ativistas do proletariado. 

     Assim é provável que houvesse moita demanda na pescuda de revolucionarios e a oferta  nas zonas da Limia  que não era tanto. E isso não deixa de ser um problema, pois o quilo de revolucionario daquela sería moi caro. Não havia revolucionarios para todos e E qualquera  podia convertir-se da noite pra manhã num  ativista ideoloxizado. Asim falando da represión na Limia Edelmiro Martinez Cerredelo "Historia e memoria . A limia 1931-1935", nos di que Prieto escomençou com catro amigos e despois a sua organização foi medrando em pouco tempo que  fazia falta ter informes e apoio para entrar. O número  de militantes crecera moito em pouco tempo.

       O Pío,  ou  o sem narices, porque não tinha narices, por uma enfermidade,  foi detido despois de acabar a guerra, cinco anos despois, por colaborar co maquis. Os chamados atracadores que asaltaram um  autobús de linea, durmiram  e comeram a noite anterior na sua casa. Foi o chamado golpe do maquis, ou atracadores, na curva do atraco como assim se chama hoje que está justo na baixada da Carracheira coa estrada geral. (Fica adiada esta  interesante historia para outro día). O Pío esteve  em Santoña recluido mas pasou com sorte a guerra pois ele  sim  que era um colaborador moi ativo do maquis e dos escapados roxos na guerra, segúm os testemunhos.

      O Rucutrú e o Antonio, não se lhe recorda atividade política alguma, segum nos contam. Tampouco gerrilheira, por nessa altura ainda não estavam organizados  os opostos o novo Régime .  Tal vez em algúm lugar se destacaram  com algúm berro comunista ou similar  e a sua face foi arquivada nalguma mente temorosa de que a revolução  estava a chegar. Nessa altura não havía atalhos pro entedemento. A morte e a violência eram as únicas que podiam dirimir as diferências. 

A partires de recever da minha nai de forma oral esta historia que elea viviu, pensei que era a minha obriga contâ-lo como uma mais, e esta e pequena, das moitas que passaram nesa época por Espanha. E não só no bando "nacional", pois ninguém está livre de culpa. (Ainda que não é iste o momento para concretarmos  um pouco mais nesse plantexamento). Assim com esta historia contada, engandindo a influência da recente leitura  do impresionante livro de Edelmiro Martinez Cerredelo "Historia e memoria . A limia 1931-1935", algo de fantasia histórica,  e um pouco de forma romanceira de contâ-lo, foi como se construiu este pequeno  relato que já não passa oralmente a outros pois os tempos e os  modos  mudaram e aquí fica sem mais, para que em qualquer momento se poda esparejer mundo adiante ou que fique tranquilo no repouso eterno. 

       Sendo o protagonista ou heroi, além dos coitados condenados,  o cura da parroquia,  só me queda deixar uma pequena reflexão sobre Atas e os seus curas, ou a relação ente Atás e os curas.

       Os curas em Atás, onde eu nacim, sempre tiveram um papel moi determinante. Atás  foi um povo moi relixioso, mas  não era beateiro nem mais supersticioso que a cultura rural da época,  tal como sempre me contaram os  meus pais.Esto pode ter uma pequena explicação na  sua origem. Familias labregas de colonos, caseiros our rendeiros do pequeno cenobio que alí mandara fazer o Mosteiro de Celanova. Estaría situado fisícamente  na casa reitoral e há documentos históricos que tal acreditam,   Estas terras,  delegadas,  tinham a misão de proporcionar rendas e bens o senhorio eclesiástico de Celanova. Noutras zonas estaríam dependendo dum membro da alta o meia nobreza. Mas a nossa nobreza galega era fundamentalmente os potentes senhorios eclesiásticos. Pois bem, chegado o momento  da decadência de Celanova e a desamortização, estas terras foram passando como foros os labregos, colonos, que sem propiedades trabalhavam para o senhorio. Podemos situar-nos no século XVIII e príncipios do XIX,  fundamentalmente. Ou seja, anteontem.

         O meu argumento basea-se em que o contrario doutros povos não há vestigios de nenhuma grande familia de labradores ricos de "casas grandes" que foram o origem da criação do povo. Vestixios que noutros lugares chegam até hoje. Parece como se a propiedade fosse repartida mais ou menos proporcionada para uma nova clase de labregos, novos propietarios, despois de redimir os foros neste caso do senhorio eclesiástico. Estes são, a minha fantasia cree,  os meus antecesores e os de todos os que temos raiz  em Atás. Somos filhos da Igrexa e da terra.

      Pois bem,  a figura do Cura, sempre teve um papel moi determinante e focalizado nesta pequena comunidade parroquial. O Cura sempre foi querido. Um povo afastado que é parroquia, não é rico ou não tem labradores ricos, onde o analfabetismo era moi grande, tinha na figura do cura a sua lumieira de vida.Mais afastados estavam os caciques em Cualedro, sempre temiveis e oscuros.  O cura e os oficios relixiosos são como o foco cultural da comunidade. 

      Este cura do relato, salvou da morte a tres fregueses. Dous  séculos atrás, outro cura de Atás,  saiu a frente duma coluna de homes e mulheres todos armados de forquita, cadanha e machado, para atacarem um comboio de castanhas que iam dende a comarca de Arnuide  até Ourense .


Era um ano de fome terrível, sem colheitas. E este cura guerrilheiro comandou a sua xente  em loita armada para procurarem o alimento  para os seus filhos.  Hoje, casualmente e resulta curioso, que Atás sendo uma aldeia esmorecente em quanto a população ainda conserva o cura parroco. Este chegou pro curato de Atás con vintecinco anos e hoje está nos oitenta e moitos. Poucas aldeias tão pequenas tenhem cura e que viva alí e numca buscou outro lugar.  Este Cura atual, D. Fernando,  teve sempre a união e o respeito dos seus fregueses e foi,  e é pra eles o seu líder tanto espiritual como civil. O convivio entre o cura e o povo sempre foi exemplar.

 

       

       

       

     


martes, 2 de noviembre de 2021

Outono. Castanhas, chuvia, mais de obscuridade. Começa a semana com isto. Algo de música.

                    É   momento de algo musical. Há alguns tempos que não pomos aquí algo tão habitual como vídeos musicais que nos gustam. Hoje vamos recuperar um pouco o tempo perdido. 






lunes, 1 de noviembre de 2021

Marcelo vai ao multibanco após chumbo do Orçamento do Estado

 A situação pode dar para comentarios varios. Haverá  quem pense que não é propria esta  conduta dum Presidente dum País.  Outros engadirão que uma treta publicitaria dum ator populista.  E assim até  as miles que cada um poda dar, e tudas as que as redes sociais sejam capazes de suportar. 
      Seja como for,  para mim é primeiro uma situação simpática. Goza da espontaneidade do personagem , é divertida. 
      Esto só o pode fazer Marcelo Rebelo de sousa. Um banho para os jornalistas  no Tejo para iniciar uma campanha elitoral. Entrar em  debate cuma persoa anónima,   numa feira quando ele ia a um ato oficial. Agora é sair da casa,  quando o país está  de olhos abertos a esperar uma decisão do Presidente, para fazer uma gestão no multibanco, vendo a rua cheia de cámaras e jornalistas. 
 Estava aborrecido na casa?, não tinha quem lhe fizera um pagamento noturno  no caixeiro do banco ?  Gostava de brincar e provocar?.
      Que mais da, não importa. A realidade é que  a situação é duma comicidade que faz rir inevitavelmente. Só outro personagem no mundo sería capaz de fazer tal coisa, estou  à pensar no Papa Francisco. 
     Será que a idade é importante para fazermos qualquer cousa sem pensar nas consequências?. Cos anos perdem-se forzas mas ganha-se espontaneidade e atrevemento.
 A prova  é evidente.







Andando pelas redes. Humor e pesca de baixura.

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miércoles, 27 de octubre de 2021

Numerao', numerao' ¡VIVA LA COALICIÓN!. Numerao', numerao ¡Viva la numeración!

    Numerao', numerao'  ¡VIVA LA COALICIÓN!. Numerao', numerao ¡Viva la numeración! ¿Quién ha visto matrimonio? ¿Sin correr amonestación?

La Coalición está con depresión.  A la   Coalición le falta algún alegrón. Ellos no quieren que muera su Coalición pero parece que se le ha atascado el corazón. 

     La canción del Puma lo explica todo.

        ¿ Quien no ha visto matrimonio sin correr amonestación?. 

          Nos podemos divorciar,Para eso existen las leyes.Que suelen todo arreglar.Y a usted mi joven le ofrezcoUna ganga en casamiento

     Si sólo miramos la numeración no habrá coalición, tal vez haya que mirar un poco más allá de la numeración de escaños.  ¿ O será que hay mucho pavo/pava real. ?  numerao, numerao.

Numerao', numerao'
¡Viva la numeración!
¿Quién ha visto matrimonio?
¿Sin correr amonestación?

 José Luis Rodríguez

 


Numerao', numerao'
¡Viva la numeración!
¿Quién ha visto matrimonio?
¿Sin correr amonestación?
Numerao', numerao'
¡Viva la numeración!
¿Quién ha visto matrimonio?
¿Sin correr amonestación?
Pavo real hu, pavo real hu
Pavo real hu, pavo real hu
A todos los que me escuchan (Pavo real)
Aquí les vengo a dejar (Pavo real hu)
Aquí les vengo a dejar
Un corrío venezolano
Que se llama pavo real (Pavo real hu)
Que se llama pavo real
Y a las muchachas les digo
Que aquí me quiero casar (Pavo real hu)
Que aquí me quiero casar
Y ahora mismo les ofrezco