martes, 21 de octubre de 2025

1957, uma viagem o Couto Mixto. II

             Em julho do 1957, o capitam Folgoso, recem graduado de Tenente, tivo uma importante reunião perto do Couto MIxto. 


......Num momento de mais confiança, atrevem-me a pergunta-lhe pela sua vida. Ainda que pressentia que ele não gostava de ter confiança com um desconhecido a quem considerava de outra casta.

-Mas, senhor lameiro o seu nome qual é. Pois Lameiro é alcume ou apelido?

-Sim senhor, Lameiro é alcume. Pois eu chamo-me André Regueiro Pousada, nasci na aldeia de Castro Laboreiro em Portugal, mas na fronteira perto de Entrimo. Não sei se conhece o ou tem ouvido falar.?

-Sinto, pois não tenho nem ideia do lugar. Respondi.

-Mas diga-me como chegou a viver em Entrimo?.

Ele passou a mão suavemente pela cumprida cabeleira branca, sorrio levemente e engadiu.

-Pois a minha vida é fácil de contar. Por tanto, olhe, a idade de dez anos os meus paizinhos, com seis filhos, buscarom para nós um pequeno porvir e assim também deixar liberada a casinha de tantas bocas. A mim a sorte levou-me a um lugar perto de Entrimo, chamado a Ilha, como criado de servir numa rica casa de labrança, chamada dos Lameiros. Por isso eu sou conhecido como Lameiro na contorna de Entrimo. Bom, no entanto ali ajudava nos trabalhos da casa, ia co gado o monte, arava, sachava, segava, estercava, mumguia vacas e cabras, em fim todo o que tinha de ser feito numa casa de labrança. Sempre fui bem tratado e ali botei dez anos até que chegou a guerra civil e voltei para Castro Laboreiro não fora que me mandassem como soldado também a mim o frente. Neste tempo que durou a guerra estava em contacto co meu patrão o senhor Eleutério Lameiro e coa sua filha, pois a mulher morrera-lhe por então. Neste tempo da guerra apareceu por cá, escapado, o senhor Miguel Morgado que mais tarde casaria coa filha do senhor Lameiro. Quando a guerra rematou voltei com eles . Passados cinco anos depois do final da guerra morreu o senhor Eleutério e o jefe da casa passou a ser o senhor Miguel. Passados uns anos os meus senhores estabelecerom-se em Entrimo mesmo . Puseram um negócio e eu trabalho o capital das terras da Ilha e ajudo também no negocio a segum calhar . Em fim um pouco de todo. E esta é um pouco a minha história.....

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Comentarios: