domingo, 26 de mayo de 2024

A República dos sonhos

 

     Já   sairom os videos do Agal na que participei como leitor duns trechos da "República dos sonhos" de Nélida Piñón.   Um gosto partilhar com gentes da Galiza, Brasil, Portugal esta leitura que também foi feita em Santiago de Compostela coas pessoas presentes. Mistura de idades, cores, diferenças sociais e geraçionais, embora um mesmo sentir, neste caso na leitura duma grande obra literaria que  narra o Brasil e a Galiza  dos començos do século XX. Para os galegos é uma peça fundamental que narra a nossa historia migratoria e o começo dun novo rumo para toda a sociedade galega. 

      A República dos sonhos é uma obra longa em páginas e uma obra longa e larga em boa literatura, sentimentos, descrições de múltiples personagens e um retrato novelada da familia da autora, descendente e interralacionada co mundo da emigração o Brasil. . Não trata nenhum grande acontecimento. Trata-se da vida de uma família de imigrantes bem sucedidos, seus anseios, suas angústias... suas saudades. É belo. Sem sombra de dúvidas, um dos maiores romances do século XX.
Nelida tem o dom da palavra, pega palavras práticas e as transforma em belas metáforas. Uma galega que é uma das mais grandes escritoras do Brasil.


       A partires do minuto 2:27  ando eu a ler.    Um pouco mais adiante no 2: 47 está a ler a grande cantora galega UXIA SENLLE. Um prazer.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Comentarios: