Brasil anda de eleções. Brasil é uma potencia mundial na esfera geopolítica. É o gigante de latinoamérica. Em Brasil falâ-se galego. Um galego mudado pelo tempo e um pouco diferente do galego que falam os portugueses. Nós podemos entender-nos com eles que são douscentos cincuenta milhões de alminhas. Alguém pensara: não eu não me entendo no falar com um brasileiro. Tal vez, faça um pouco de esforço e olhara com prazer como tenhem uma fala moi parecida e outra cousa lhe digo, escreva o seu galego coa grafia portuguesa, sim como esta que está a ler. O Brasileiro vai lê-lo e entedera tudo o que escreve. Pensara que é o seu mesmo idioma com uns erros ou formas um pouco diferentes. Agora insista, trate de seguer escrevendo o seu galego igual e acrescente, façendo um esforzinho, com algumas palavras brasileiras que seguro também existem no galego e você numca o supo, e voltara a ver como já se pode comunicar na escrita com un brasileiro.
Embora o brasileiro que leia o seu galego con grafia castelhana, não duvidara de que você esta a escrever em castelhano, e o provavel achegamento mutuo não se vai dar, quase seguro. Tente e verá.
Duas linguas que dim caralho pra expresar o mesmo e minhoca pra nomear a minhoca, são a mesma lingua.
Na Galiza temos essa peculiariedade sem desenrolar, porque somos lentos e cautelosos. Tão cautelosos como falar de que imos fazer um hotel termal em Ourense e a lenda leva assim décadas de lentidão e moita cautela.
Sim aran os bois e chove.....
Un paso adiante i outro atrás, Galiza
i a tea dos teussonos non se move.
As spranza nos teusollos se esperguiza.
Aran os bois e chove.
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Comentarios: