Agora que os portugueses parece estar a descubrir América, à propósito da lingua galega. Ou o caso da resurreção dum galego em Lisboa.
O caso do galego resucitado.
O tema do galego como origem do português já foi tratado en varios post aquí na Rompidadodia, o mais recente uns apontamentos sob o livro de Fernando Venâncio, "assim nasceu uma lingua".
Noutro post também temos apontamentos a outro livro de Fernando Venâncio, Nós os galegos". Completado tudo com unha notas sobre pensamento deste intelectual, linguista, amante do galego e do português.
Aquí voltamos a falar do tema, do galego, do português. Voltamos a mencionar os artigos de Fernando Venâncio,
lingua Portuguesa + a Lingua galega + a historia.
Dous
artigos de Fernando Venancio. Filólogo português formado em Amsterdão e
defensor e amante da lingua e a historia da Galiza.Originalidades da língua portuguesa«Se a língua de Afonso Henriques algum
nome pudesse ter tido, era só este: galego». Comunicação do escritor,
crítico literário e professor universitário português Fernando Venâncio, proferida numa sessão solene de embaixadores da CPLPocorrida
em Bruxelas, no dia 15 de maio de 2014 e onde, à volta de «muitas
verdades e alguns mitos» que se contam à volta da língua portuguesa, ele
aborda o que considera um, do «domínio dos mitos folclóricos» e
«recentíssimo»: o que atribui à língua portuguesa a idade de 800 anosexiste o galego portuguêsQue
relação se pode definir na atualidade entre o português e o galego? E
que consequências terá essa relação para a própria maneira de ver a
língua portuguesa?
Aquí recordamos como Herculano sintetizaba o que foi a galiza, Gallaecia, daquela altura na criação de Portugal: Somos fruto do genio galego.
Muito interessante entrevista na que F. V. sintetiza e explica muito bem , os alicerces da lingua galega e despois portuguesa. Segue a rachar con dor na mente da maioria portuguesa o facto de ser o galego o origem do futuro português, ainda que os dados sejam incontestaveis o jornalista de todo o que di F.V. resume o que verdade qeu a lingua é uma mistura. Pois, engado eu, como qualquer lingua, mas estamos a falar da sua origem e a sua nascença ja como reino portugués que durou muitos anos.
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Comentarios: