martes, 4 de octubre de 2022

Notas soltas. 04.10.2022

       Fui a Biblioteca Pública, fica la no alto, encostas a subir pra chegar o antigo quartel e convento de são Francisco. O local e o conunxto arquitectónico são magníficos, aliás a localização tão afastada da baixa da cidade converte  o desexo da leitura num via-crúcis de sofrimento e ofrenda mais propio dum  santuario para contritos penitentes. 

      Ali estavão  a minha espera:  El   Reino  de Carrre, Unha nación  no mundo de Camilo Nogueira. Já é a terceira vez que vou o seu resgate, venhem e vão; vão e venhem, e trago-os  sempre coas mesma ganhas e ilusão da primeira vez. O mes de crédito que me derom não me chegou pra lê-los. O verão parece que não axudou. Desta vez quixera rematar coa sua leitura, são dous livros moi interesantes. Tenho moita curiosidade por seguir coa historia de El Reino que entre romance e ensaio vai explicando o seu paso de converso cristiano a cético ou ateu o mesmo tempo que  de forma natural narr e desmitifica  os començos do cristianismo, a figura do seu creador Paulo de Tarso. A Historia de  Galiza, de Camilo Nogueira,  a partires do século XIV como continuação  a sua primeira obra, do livro de historia anterior é uma leitura obrigada. 

     Polo medio encotrei o novo livro, revisada duma edição anterior, de Francisco Rodriguez centrado no século XIV na Galiza. Vi-o pour um acaso,  tão novinho  e brilhante que mesmo parecia seduzir-me. Apanhei-o  rápido, quase com violéncia,  sem dudâ-lo. Se eu não o buscava e ele se me  aparece assim , é uma sina crara de feeling entre os dous cando menos.  

     Total que aquí estão os tres, e eu com eles. Mais uma vez olham-me retadores e cépticos. Eu, sem medo ,digo-lhes devorar-vos-ei se Deus quer e senão quer também.  

     Tenho que demostrar-me a mim mesmo que o frenesi de olhar livros e libertâ-los da biblioteca é menor que o prazer de rematâ-los.

       

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Comentarios: